Skip Navigation Links

I RODA DE BOTECO
No dia 22/10/2017 a Loja Independência Nº 01 realizou a I Roda de Boteco em seu Salão de Banquetes. O evento foi fundamental para unir a família maçônica e proporcionou momentos de imensa alegria e confraternização. Agradecemos imensamente a todos aqueles que participaram desse evento.
 

 
PALESTRA SOBRE CÂNCER DE MAMA ALUSIVO A CAMPANHA OUTUBRO ROSA
No dia 16/10/2017 os maçons da Loja Independência Nº 01, bem como seus familiares e demais convidados reuniram-se em sessão pública para palestra da Dr. Lorena Esteves Lopes Barbosa sobre o câncer de mama em alusão a campanha Outubro Rosa. Agradecemos imensamente a presteza, cordialidade e informações transmitadas pela Drª. Lorena.
 
 
INICIAÇÃO DO IRMÃO GUSTAVO PERIM COLA WEINKELLER
A Loja Independência Nº 01 reuniu-se no dia 07/10/2017 para a iniciação do irmão Gustavo Perim Cola Weinkeller. Que o mais novo irmão possa agregar ainda mais a nossa Loja e seja capaz de aprender, assim como ensinar a todos.
 
 
SESSÃO CONJUNTA ALUSIVA AO ANIVERSÁRIO DAS LOJAS FUNDADORAS DA GLMEES
No dia 04/09/2017 as Lojas Maçônicas Independência Nº 01, Sete de Setembro Nº 02 e Salomão Ginsburg Nº 03 estiveram reunidas no templo da Loja Salomão Ginsburg Nº 03 em Campo Grande para uma belíssima sessão em comemoração aos 47 anos das Lojas fundadoras da GLMEES. A sessão foi presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Walter Alves Noronha e contou com irmão de diversos Orientes para abrilhantar ainda mais trabalhos.
 
 
COMEMORAÇÃO DO DIA DO MAÇOM
A Loja Independência Nº 01 realizou no dia 14/08/2017 uma sessão em comemoração ao dia do maçom. Nesta data o irmão Alvaro Guilherme Ayres Capistrano foi homenageado em virtude da sua eleição para maçom do ano 2017/2018. Que o irmão homenageado possa continuar desempenhando um grande trabalho em prol da maçonaria.
 
 
I FEIJOADA DO DIA DOS PAIS
No dia 12/08/2017 a Loja Independência Nº 01 realizou a I Feijoada do Dia dos Pais num evento cheio de alegria, confraternização e, principalmente, comidas e bebidas deliciosas. Agradecemos a todos que de alguma forma participaram deste grante evento.
 
EXALTAÇÃO DOS IRMÃOS ALEXANDRE RIBEIRO, CARLOS JARDIM SENA E RAFAEL ALMEIDA DE SOUZA
Numa belíssima sessão realizada no dia 31/07/2017, contando com a presença de 10 ilustres visitantes, a Loja Independência Nº 01 exaltou ao grau de Mestre Maçom os irmãos Alexandre Ribeiro, Carlos Jardim Sena e Rafael Almeida de Souza.
Parabéns aos irmãos por esta nova etapa em sua vida maçônica!
 
 
DIRETORIA DA LOJA INDEPENDÊNCIA Nº 01 ADMINISTRAÇÃO 2017/2018 REUNE-SE COM O SERENÍSSIMO GRÃO-MESTRE DA GLMEES
No dia 27/07/2017 a diretoria da Loja Independência Nº 01 reuniu-se com o Sereníssimo Grão-Mestre, Walter Alves Noronha, na sede da GLMEES visando estreitar os laços de fraternidade e debater os projetos previstos para a administração 2017/2018.
 
 
LUZES DA LOJA INDEPENDÊNCIA Nº 01 PARTICIPAM DA SOBERANA GRANDE ASSEMBLÉIA DELIBERATIVA - SOLSTÍCIO DE INVERNO (2017) NA SEDE DA GLMEES.
No dia 24/06/2017 as Luzes da Loja Independência Nº 01 representaram a Loja na Soberana Grande Assembléia Deliberativa - Solstício de Inverno e participaram de importantes decisões que foram tomadas.
 
 
HOMENAGEM AO MAÇOM DO ANO - CARLOS ROBERTO PIROLA DIA 15/08/2016
 
 
ELEVAÇÃO 
Dia 01/08/2016 tivemos uma bela Cerimônia de Elevação de seis(06) valorosos Irmãos, os Irmãos Carlos Jardim Sena; Rafael Almeida de Souza; Alexandre Ribeiro; Klebson Magno de Souza Maciel; Eduardo Kleim de Carvalho Soares e Renato Medeiro Ricas.
 
 
PALESTRA DO PAST GRÃO MESTRE SERGIO GIANORDOLI
No dia 09/11/2015 o Past Grão Mestre Sergio Muniz Gianordoli esteve presente em nossa Loja junto com alguns Irmãos que fizeram parte de sua equipe na administração da Grande Loja em sua gestão para nos brindar com uma palestra sobre a história da Maçonaria, Fundação da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo abordando também o crescimento da Grande Loja desde a sua Fundação até os dias de hoje.
 
 
REUNIÃO DA DIRETORIA DA ADMINISTRAÇÃO 2015/2016 COM O SERENISSIMO GRÃO MESTRE
O Venerável Mestre da Loja Independência Nº01 com os membros de sua administração em reunião com o Sereníssimo Grão Mestre Walter Alves Noronha da GLMEES no dia 14/10/2015 para apresentação da administração 2015/2016.
 
 
ANIVERSÁRIO DE 45 ANOS DA LOJA INDEPENDÊNCIA
No dia 21/09/2015 a Loja Independência Nº01 comemorou 45 anos de existência, e por ser uma das 3 Lojas Fundadoras da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, nesta seção estiveram presentes o Irmão Joel Pereira das Neves um  dos Fundadores da GLMEES e da Loja Independência Nº01, bem como foram Homenageados 3 Irmãos : O Ir:. Alcy Luis Chiabai com o título de Benemérito , o Ir:. Newton José Gomes com a Comenda Independência e o Ir:. Athila Quintaes também com a Comenda Independência.
 
 
INICIAÇÃO
No dia 22/08/2015 às 17:00 a Loja Independência realizou a cerimônia de iniciação de quatro novos Irmãos, Carlos Jardim Sena;Eduardo Kleim de Carvalho Soares; Klebson Magno de Souza Maciel e Rafael  Almeida de Souza  contando com as presenças das Cunhadas.

 
 
 



 
 













Reunião Conjunta com as Lojas Salomão Ginsburg e Jaques DeMoley

 
Filiação
A Loja Independência se sente honrada com a Filiação do Ir:. Thadeu Pezzin Melo no quadro dos IIr:. efetivos da Loja.
Seja bem vindo Ir:. Thadeu e que possamos lhe fazer sentir em casa, receba um abraço fraternal de todos os IIr:.
 
 














 
Reunião de Comemoração ao dia do Maçom 20/08/2014
 
 

 








 
Em uma Reunião Especial Conjunta com as lojas do Condomínio Maçônico Cidade de Vitória   " Independência Nº 01; Oráculo de Elêusis Nº 36; Eriberton Sccoco Ferreira dos Montes Nº 53, Estrela de David Nº76 e Monte Sião Nº79 " , Presidida pelo Ser:. Grão Mestre Aides Beroldo da Silva foi comemorado o dia do Maçom, onde cada Loja homenageou o Maçom que tenha se destacado e reconhecido pelos seus feitos tanto no mundo profano, quanto à Loja ou a bem da Maçonaria Universal.
 
       Maçom do Ano
A Loja Independência Nº 01 , todo ano , na segunda quinzena do mês de julho elege um Maçom que tenha se destacado e reconhecido pelos seus feitos tanto no mundo profano, quanto à Loja ou a bem da Maçonaria Universal. A comemoração e homenagem a este Irmão é realizada no dia 20 de Agosto, data em que se comemora o Dia do Maçom. Este ano a eleição recaiu em nosso Ir:. Newton José Gomes, a quem saudamos nessa oportunidade com a entrega de uma Placa com Homenagem. Parabéns pela Justa homenagem.
 
                                                                                                                                                              
 
                                                            INICIAÇÃO 

No dia 31/03/2014 as 19:30 hs a Loja Independência realizou a cerimônia de iniciação de  um novo Irmão
Renato Medeiros Ricas e contou com a presença do Past Grão Mestre Sergio Muniz Gianordoli

 

 
Maçom do Ano
A Loja Independência Nº 01 , todo ano , na segunda quinzena do mês de julho elege um Maçom que tenha se destacado e reconhecido pelos seus feitos tanto no mundo profano, quanto à Loja ou a bem da Maçonaria Universal. A comemoração e homenagem a este Irmão é realizada no dia 20 de Agosto, data em que se comemora o Dia do Maçom. Este ano a eleição recaiu em nosso Ir:. José Maria Donatti, a quem saudamos nessa oportunidade com a entrega de uma Placa com Homenagem. Parabéns pela Justa homenagem.
 



 
INSTALAÇÃO E POSSE DA ADMINISTRAÇÃO PARA O PERÍODO 2013 /2014
 
A Loja Independência Nº 01 realizou no dia 17/06/2013 as 19:30 hs em seu Templo a Sessão de Instalação e Posse do  Venerável Mestre Eleito Ir:. José Denti Filho e demais membros de sua administração, que contou com a presença de membros da Alta Adm:. da GLMEES assim como irmãos de varias Lojas Co-Irmãs.

 

INICIAÇÃO

No dia 04/05/2013 as 15:00 hs a Loja Independência realizou a cerimônia de iniciação de  3 novos Irmãos.
Alexandre Ribeiro ; Alvaro Guilherme Ayres Capistrano e Mario José Vittore Gomes

 




 

REGULARIZAÇÃO

No mês de Fevereiro de 2013 a Loja Independência Regularizou dois valorosos IIr:. que retornaram ao quadro de Obreiros: os IIr:. Marinho Ricardino e Venino Almeida Filho. Sejam bem vindo de volta a casa meus Irmãos.
 


          




 






 

INICIAÇÃO

No dia 06/09/2012 as 15:30 hs a Loja Independência realizou a cerimônia de iniciação de  3 novos Irmãos.
Celi ; Irisomar e Wilson Alvarenga

 



FILIAÇÃO


 

A ARLS Independência 01 esteve em festa no dia 24 de setembro de 2012, em razão da filiação do nosso Ir:. José Gaudêncio Baptista em nosso quadro de irmãos efetivos.
Após a cerimônia Magna de Filiação foi servido um delicioso jantar em nosso salão de Banquetes para a realização do grande Ágape Fraternal.

SEJA BEM VINDO MEU IRMÃO!!! 


oooOooo

89 anos de vida e 100% de sabedoria! parabéns Ir:. Osmar Ruzzi.
 

89 nanos de vida e 100% de sabedoria! parabéns Ir:. Osmar Ruzzi

 
.

ANIVERSÁRIO DA ARLS INDEPENDÊNCIA 01.
 
 Estamos todos de parabéns, GLMEES, Loja Independência 01 e irmãos, a quem devemos obediência e respeito de forma que o ideal daqueles que muito lutaram para que hoje pudéssemos comemorar nossa data de aniversário (05/09) continue nos servindo de exemplo e nos anime, ainda mais, no perene esforço que devemos empreender em busca da elevação moral, do aperfeiçoamento intelectual e do fortalecimento da harmonia sempre em favor do progresso crescente da Maçonaria Simbólica no seio da Grande Loja Maçônica do Espírito Santo, pela suplantação das nossas vaidades e interesses pessoais.

E que a concórdia fraterna habite entre nós para que fortalecidos pela sabedoria, amor e bondade possamos vencer as animosidades que se nos apresentarem.
 
PARABÉNS E VIVA A LOJA INDEPENDÊNCIA 01!!!!!
 
 


 

Maçom do Ano
A Loja Independência Nº 01 , todo ano , na segunda quinzena do mês de julho elege um Maçom que tenha se destacado e reconhecido pelos seus feitos tanto no mundo profano, quanto à Loja ou a bem da Maçonaria Universal. A comemoração e homenagem a este Irmão é realizada no dia 20 de Agosto, data em que se comemora o Dia do Maçom. Este ano a eleição recaiu em nosso Ir:. Claudionor Brandão, a quem saudamos nessa oportunidade. Parabéns pela Justa homenagem.






 

FILIAÇÃO


 

A ARLS Independência 01 esteve em festa no dia 07 de Julho de 2012, em razão da filiação do nosso Ir:.
Arlindo Claudio Nascimento em nosso quadro de irmãos efetivos.
Após a cerimônia Magna de Filiação foi servido um delicioso jantar em nosso salão de Banquetes para a realização do grande Ágape Fraternal.

SEJA BEM VINDO MEU IRMÃO!!! 



 
CASAMENTO DE CINTYA E MARCELO - JUIZ DE FORA MG

No dia 30 de junho do corrente ano aconteceu o casamento da Cintya e Marcelo, na cidade de Juiz de Fora-MG, ela filha do nosso irmão Quirino e a cunhada Isabel.
A Loja Independência se fez representar por vários irmãos e cunhadas da Loja num grande ágape fraternal.
Tivemos ainda a oportunidade de nos reencontrar com o grande irmão Antonio Luiz e a cunhada Carmem Lúcia e a sobrinha Mariana, que estão residindo naquela cidade.
As fotos estão postadas na comunidade da Loja Independência 01, no facebook e logo está também disponibilizadas no site da Loja Independência 01.
 




ELEIÇÃO PARA GRÃO MESTRE E GRÃO MESTRE ADJUNTO
ENTRE OS DIAS 02 A 06 DE JULHO DE 2012
 







 


A ARLS Loja Independência 01 patrocina o Capítulo de Vitória n. 123, da Ordem DeMolay - Oriente de Vitória - ES.











INICIAÇÃO NA ARLS MONTE SIÃO 76

A ARLS Independência 01 se fez representar na reunião de iniciação da ARLS Monte Sião n. 76, ocorrida na noite de 23/08/2011, através dos IIr:. Lecy Guilherme de Souza, Jorge Prates, Jorge Vacari, Dílson Carvalho, Marcos Vescovi e Francisco de Paula Rodrigues.

A iniciação, no rito de emulação, transcorreu cheia de emoções em razão da deferência especial do Vem. Mestre da Loja Monte Sião ter permitido ao Ex-Ven. Mestre Roberlei Policarpo dirigir os trabalhos, em razão da iniciação ser de seu filho Breno Policarpo.

Assim como na ARLS Independência 01, que possui o privilégio de contar em seu quadro de obreiros pais e filhos que se tornaram irmãos de maçonaria. Eles, João do Carmo pai de Eduardo e Geisel e Wilson Romão pai de Wilsinho sentiram a mesma emoção que o nosso Ir:. Roberlei, em noite memorável.

Parabéns ao novo Ir:. Breno Policarpo e a seu pai Ir:.Roberlei

.{C}{C}{C}

 

 

VI CONGRESSO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA CAPIXABA

Acesse http://www.glmees.org.br/cmsc

A Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo convida toda a família maçônica a participar do VI Congresso da Maçonaria Simbólica Capixaba.

Considerado hoje o maior evento maçônico do nosso Estado, o VI CMSC será a oportunidade perfeita para que todos reunidos possamos discutir o futuro da ordem e rever irmãos e amigos, em clima de bastante descontração, lazer e confraternização.

 


                                        ...ooo0ooo...

 

                                                     ADOÇÃO DE LOWTONS


A ARLS Loja Independência Nº 01 realizou no dia 11/06/2011,  a primeira Cerimônia de Adoção de Lowtons, entidade paramaçônica, no Condomínio Maçônico Cidade de Vitória, localizado à Avenida Santo Antonio, 224, bairro de Caratoíra, Vitória, ES.

Foram adotados os sobrinhos: Arthur Soares Galimberti, nascido em 24/05/2003, filho de Antonio Marcos Galimberti e Patrícia Soares Galimberti, apresentado pelo seu Padrinho o Ir:. José Denti Filho; José Denti Neto, nascido em 09/07/1996, filho de José Denti Filho e Ana Elza Sório Denti, apresentado pelo seu Padrinho o Ir:. Salim Ali Saleh e Vinícius Lobo Lopes Pereira, nascido em 26/04/1998, filho de Luiz Carlos Lobo Pereira e Alessandra Cristina Freire Lopes, apresentado pelo seu Padrinho o Ir:. Ary Bartholomeu Pereira Junior.

O que é Lowton?

Dentre os muitos Ritos e Rituais adotados pela maçonaria, há um que chama especial atenção pela sua singeleza. Trata-se da “ADOÇÃO DE LOWTONS”. Um “LOWTON” é um filho de maçom cuja Loja Simbólica, também conhecida como “Loja Base”, abrangendo os três primeiros graus, existentes em todos os Ritos, adota simbolicamente o menino entre 07 e 17 anos, assumindo responsabilidades na eventual falta do pai.

Até a alguns anos atrás, o “LOWTON” era adotado pelas Lojas e pronto. A não ser nas cerimônias ditas “brancas”, em que é permitida a presença de não Maçons, de qualquer sexo e de qualquer idade, ou então em congraçamentos e festividades outras, o menino rara vezes tomava contato com a Maçonaria.

O que se propõe então é agir em cima da continuidade dos estudos desses sobrinhos, dedicando-lhes tempo para orientações cívicas e culturais.

Como esse assunto não é habitualmente trazido ao conhecimento público, e por estar envolvido nesse processo educativo,, entendo que todos os irmão deveriam tomar ciência o que a Maçonaria vem fazendo em prol desses meninos que nossa irmandade chama de “LOWTON”, que igualmente ao escotismo, pode ser traduzido por “FILHO DA LOBA”.

                                                     ...ooo0ooo..

                                       

 


 

 


   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual